Definição e Tipos de Arte Makonde

A arte do maconde é multiforme, como na maioria dos povos, mas é conhecida internacionalmente pela escultura em madeira. Na região de onde os macondes são originários, no nordeste de Moçambique e sueste da Tanzânia, é conhecida também pela música e dança e pelos entrançados de palha, com que fazem belas esteirascestos e outros adereços para o lar.
A escultura maconde mais conhecida é feita em pau-preto, a madeira das árvores da espécie Dalbergia melanoxylon, também conhecidas internacionalmente pelo nome swahili mpingo Estas esculturas têm três estilos principais:


  • Shetani, que significa demónio, são esculturas de figuras humanoides ou animais muito estilizadas;
  • Ujamaa, que significa família ou união, e são formadas por uma quantidade de pessoas, seus instrumentos de trabalho e, por vezes animais domésticos, artisticamente unidos; e
  • figurativo, incluindo imagens humanas ou de animais ou ainda, por influência da colonização, de imagens religiosas, como crucifixos e imagens de Cristo ou de Nossa Senhora.





 Uma das fortes tradições em Moçambique é trabalhar a madeira de pau preto, nomeadamente através da famosa arte Makonde tipicamente desenvolvida no Norte do país, principalmente em Mueda, o seu berço.

Mas Pemba também tem uma tradição forte. Nesta última cidade pode visitar a cooperativa onde verá grandes mestres a esculpir na rua os troncos ainda sem forma.

Esta associação serve para divulgar esta arte a nível do país. Existem outras cooperativas espalhadas por todo o Moçambique com o mesmo foco de ajudar este ofício a não morrer, pois é uma das formas de subsistência de muitas famílias e uma arte com muita tradição e história.


A arte maconde tem vários estilos, desde recorrerem às figuras humanóides ou de animais estilizados, a Shetani, depois podem ver-se a Ujamaa, ou seja aquelas esculturas com várias pessoas entrelaçadas em união familiar com instrumentos de trabalho e, por vezes com animais domésticos à mistura.






Comments

Popular posts from this blog